Sociedade | 16-10-2020 12:30

Novo concurso e mais dinheiro para acabar obras em Almoster

Novo concurso e mais dinheiro para acabar obras em Almoster
SOCIEDADE

Câmara de Santarém teve de subir o valor base da empreitada no Largo do Mosteiro de Almoster para tentar encontrar empresas interessadas.

A Câmara de Santarém teve de aumentar substancialmente o valor base do concurso para conclusão da empreitada de requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster, para tentar atrair empresas interessadas na empreitada. O município lançou no final de Setembro novo concurso, com um valor base de 324.997 euros mais IVA, depois de o primeiro concurso, no valor de 259.692 euros mais IVA, ter ficado deserto.

O novo procedimento é um passo decisivo para acabar uma obra que ficou parada a meio há largos meses, por problemas com o primeiro empreiteiro, e cujo impasse tem causado transtornos a entidades e habitantes de Almoster. A intervenção conta com 85% de comparticipação de fundos comunitários e o prazo de execução do que falta fazer é de quatro meses.

A obra ficou parada devido a alegados incumprimentos do empreiteiro, com quem entretanto o município rescindiu contrato em Agosto de 2019. Antes, em Março do mesmo ano, a autarquia já tinha decidido aplicar uma multa à construtora no valor de 57.777 euros por incumprimento do contrato da empreitada, tendo a empresa recorrido para o Tribunal Administrativo de Leiria a requerer anulação dessa penalização. A Câmara de Santarém considerava que não existiam indefinições de contrato ou outras contingências que obstassem à normal realização dos trabalhos dentro do prazo contratualizado. A empreitada inicial, adjudicada à empresa Perene S.A. por 288.889 euros mais IVA, foi consignada a 2 de Abril de 2018 e tinha um prazo de execução previsto de 120 dias. Devia estar concluída até 31 de Julho de 2018.

O impasse nas obras tem dado dores de cabeça à população, à Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster e a proprietários que têm acessos através do largo onde decorre a empreitada.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1479
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1479
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo