Sociedade | 23-10-2020 12:50

Autarca de Rio Maior diz que é “ilógico e imoral” fechar os cemitérios

Autarca de Rio Maior diz que é “ilógico e imoral” fechar os cemitérios

Filipe Santana Dias anunciou que vai manter esses recintos abertos para as pessoas poderem homenagear os seus entes queridos falecidos no dia 1 de Novembro.

A Câmara de Rio Maior vai manter os cemitérios do concelho abertos no dia 1 de Novembro, data em que habitualmente muita gente presta homenagem aos seus mortos. A informação foi dada pelo presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), nas redes sociais, no dia 23 de Outubro, um dia depois do Governo ter anunciado restrições nas deslocações entre concelhos entre 30 de Outubro e 3 de Novembro devido ao alastrar da pandemia de Covid-19.

“Num país em que permitimos a festa brava, grandes prémios de Formula 1, festivais de cariz político, manifestações, etc.., não podemos impedir as pessoas de visitar os seus entes queridos falecidos. É ilógico, é imoral. Por este motivo, o município de Rio Maior, recusa encerrar os seus cemitérios no dia 1 de Novembro”, escreve o autarca.

Filipe Santana Dias garante que serão definidas “regras para que tudo ocorra dentro das normas”, nomeadamente quanto ao número máximo de pessoas em simultâneo dentro dos recintos, à desinfecção regular de equipamentos partilhados e ao uso obrigatório de equipamentos de protecção individual.

“Num país de desigualdades no trato dos cidadãos, querer ser justo é uma aventura. Recuso a ideia de cidadãos de primeira e de segunda, de eventos abençoados e de outros amaldiçoados. Apelo a todos que possamos cumprir tudo aquilo que estiver ao nosso alcance, para minorarmos os efeitos desta pandemia. Recordar aqueles que antes de nós partiram, é respeitar a nossa história e agradecer-lhes aquilo que somos”, afirma Filipe Santana Dias.

Durante os últimos dias vários municípios do país anunciaram o encerramento dos cemitérios durante o fim de semana de 31 de Outubro e 1 de Novembro, dias em que a afluência a esses espaços costuma aumentar, apesar do Dia de Finados se assinalar a 2 de Novembro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo