Sociedade | 23-10-2020 12:51

Um milhão de euros para recuperar bairros sociais de VFX, Forte da Casa e Castanheira

Candidaturas aprovadas a fundos comunitários incidem sobre a eficiência energética das habitações e os trabalhos deverão arrancar ainda este ano.

As habitações municipais dos bairros PER (Plano Especial de Realojamento) de Povos (Vila Franca de Xira), Forte da Casa e da segunda fase do bairro do Carril (Castanheira do Ribatejo) vão ser alvo de uma profunda reabilitação no valor de um milhão e 583 mil euros. A informação foi avançada pelo vice-presidente do município, António Oliveira, na última reunião pública do executivo.

A intervenção resulta de três candidaturas apresentadas pelo município de Vila Franca de Xira a fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. Todas as candidaturas incidem sobre a eficiência energética das habitações.

Do investimento global de um milhão e 583 mil euros, corresponde uma comparticipação da União Europeia no valor de 486 mil euros. O restante, cerca de um milhão e 97 mil euros, será financiado pelos cofres do município.

As obras a realizar vão incidir na reabilitação de paredes, coberturas e substituição de vãos envidraçados, com o objectivo de reduzir as perdas térmicas e evitar o risco de condensações interiores e o sobreaquecimento. “São intervenções que permitirão melhorar em termos globais as condições de conforto das habitações, tanto no inverno como no verão”, explicou o autarca.

O município de Vila Franca de Xira tem vindo a destacar-se pela sua capacidade de execução dos fundos comunitários do programa Portugal 2020, como O MIRANTE já dera nota. Pelo menos desde 2017 que Vila Franca de Xira tem reforçado a aposta na criação de mais e melhor habitação social e já gastou quatro milhões de euros em três anos a remodelar e requalificar casas, bairros e edifícios para dar resposta à procura e melhorar as condições de habitabilidade. No último concurso público para atribuição de habitação social o município recebeu 491 candidaturas, 179 delas admitidas, para 12 casas disponíveis.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo