Sociedade | 25-10-2020 10:00

Cartaxo aspira a voltar a gerir água e saneamento no concelho

Município pondera resgatar o contrato de concessão com a Cartágua, mediante pagamento de indemnização.

A Câmara do Cartaxo pretende voltar a gerir os sistemas de água e saneamento básico do concelho. A informação foi dada pelo presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro, a O MIRANTE, referindo que solicitou uma reunião de trabalho ao presidente da direcção executiva do Fundo de Apoio Municipal (FAM) para avaliar a hipótese de resgate do contrato de concessão que o município tem com a Cartágua - empresa que gere os sistemas de saneamento e de abastecimento de água no concelho do Cartaxo.

Pedro Ribeiro já tinha falado nessa hipótese no ano passado. Este ano, no documento do Orçamento de Estado para 2021, o Governo abriu uma nova oportunidade para essa intenção. “Se a Lei do Orçamento de Estado mantiver o que, nesta fase, é ainda uma proposta, queremos estar prontos para explorar um caminho que é novo e podermos voltar a ter gestão pública na área da água e do saneamento”, diz o autarca.

Segundo a proposta que está em discussão, os municípios que têm serviços municipais concessionados poderão receber empréstimos para pagamento a concessionários decorrente de resgate do contrato de concessão de exploração e gestão de serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais ou de gestão de resíduos urbanos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo