Sociedade | 29-10-2020 15:50

“O que acontece na Internet não fica só na Internet”

“O que acontece na Internet não fica só na Internet”
NACIONAL
Foto: DR

APAV lança campanha de sensibilização para perigos e riscos do cibercrime.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma nova campanha para alertar para os perigos de violação de privacidade e de se ser vítima de crime pelo uso da Internet.

“’O que acontece na Internet não fica só na Internet’ é o mote da nova campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Data breaches, phishing, burlas online, grooming, sextortion, cyberbullying e crimes de ódio são os sete temas para os quais se pretende alertar, com o objectivo de prevenir a vitimização online e promover a divulgação dos serviços de apoio da Linha Internet Segura (800 219 090)”, refere a APAV em comunicado.

A campanha assenta em sete cartazes, cada um a alertar para um tipo de crime possível online, e com uma mensagem comum: “O que acontece na Internet não fica só na Internet. Um link pode destruir a tua vida e passar do digital para o real”.

Criada no âmbito do projecto ROAR: Empoderamento às vítimas de cibercrime, co-financiado com fundos comunitários, a campanha da APAV conta entre os seus parceiros nacionais com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre outros.

A Linha Internet Segura registou em 2019 um total de 701 denúncias relacionadas com a detecção de conteúdos de pornografia infantil e discriminação racial, segundo dados da APAV.

Coordenada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Linha Internet Segura é um serviço de atendimento gratuito e confidencial criado com o objectivo de prestar apoio às vítimas de cibercrime, aconselhar na adopção de comportamento seguros no uso da Internet e permitir a denúncia de conteúdos ilegais online.

Um barómetro acerca das percepções dos portugueses sobre cibersegurança, divulgado pela APAV em Abril, revela que 80% dos inquiridos não confiam no Estado para garantir a privacidade dos seus dados pessoais e a maioria crê num risco crescente de ser vítima de cibercrime.

O barómetro foi elaborado com base num questionário online a 591 pessoas entre 27 de Fevereiro e 8 de Março e mostra que a maioria dos inquiridos está sempre ligada à Internet, seja em casa, no trabalho, ou até na rua, pelo uso de smartphones, com a consulta de emails, o acesso às redes sociais e a leitura de notícias a serem as actividades predominantes.

Entre os inquiridos, 80% “receia que a confidencialidade da sua informação pessoal não esteja a ser assegurada pela Administração Pública” e 90% tem esse receio em relação a websites, de forma geral.

A quase totalidade dos inquiridos acredita que o risco de ser vítima de cibercrime está a aumentar e evita fornecer informação pessoal online. Um quarto dos inquiridos não se sente capaz de se proteger de ataques e ameaças de cibercrime, como seja proteger o computador com a instalação de um antivírus.

Ataques de software malicioso, roubo de identidade, acesso indevido a contas nas redes sociais ou email e burla estão entre as principais preocupações.

Sobre a percepção do que pode ser considerado cibercrime, a pornografia online encabeça a lista, com 84% dos inquiridos a manifestarem esse entendimento, seguindo-se roubo de identidade e divulgação online sem consentimento de vídeos e fotos íntimas.

O discurso de ódio ou o incitamento ao ódio é considerado por 12% como um cibercrime de menor importância.

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