Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes selecionado para projecto de voluntariado
Instituição viu o seu trabalho reconhecido pelas Fundações Calouste Gulbenkian e Byssaia Barreto, que vão financiar o projecto
O Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes foi selecionado pelas Fundações Calouste Gulbenkian e Byssaia Barreto para um programa de capacitação em voluntariado. O projecto visa estruturar um programa de gestão de voluntariado, adaptado e adequado às características e necessidades do centro social.
A instituição pretende com este projecto, que tem a duração de seis meses e envolve a participação de cinco elementos, um maior envolvimento de voluntários.
Para a presidente do centro social, Júlia da Silva Augusto, o facto de a instituição ter sido selecionada “por estas instituições de referência, vem validar o bom desempenho da entidade”.
As fundações são co-financiadoras da terceira edição do VOAHR Interior, que tem por objectivo capacitar Organizações Não Governamentais (ONG), que atuem em zonas geográficas de baixa densidade, interiores e afastadas dos grandes centros urbanos. Integrado no Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s do EEA Grants, destina-se a contribuir para reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil.
O Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes nasceu da vontade de um grupo de pessoas, trabalhadores da Câmara de Abrantes e dos Serviços Municipalizados de Abrantes, com o intuito de promover o associativismo, através de eventos recreativos, culturais e desportivos. Esteve também na sua origem a necessidade de comparticipação nas despesas com a saúde dos associados e seus descendentes menores, em contrapartida do pagamento de uma quota.