Sociedade | 22-11-2020 18:00

Bandeira verde para "políticas amigas da família" distingue autarquias do distrito de Santarém

Bandeira verde para "políticas amigas da família" distingue autarquias do distrito de Santarém
SOCIEDADE

Além de Torres Novas, foram distinguidos no distrito os municípios de Abrantes, Alcanena, Coruche, Entroncamento, Santarém e Sardoal. Ainda na área de influência de O MIRANTE, recebeu a distinção a autarquia de Vila Franca de Xira.

Oitenta e um municípios foram distinguidos este ano com a bandeira verde para “políticas amigas da família” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) na 12ª edição da iniciativa. Torres Novas é uma das seis autarquias que repetem a distinção há 12 edições, assim como Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Vedras, Vila de Rei e Vila Real. Entre os distritos com maior número de municípios distinguidos estão Coimbra (11), Lisboa (10), Santarém e Aveiro (oito autarquias em cada distrito) e Braga (sete).
Além de Torres Novas, foram distinguidos no distrito de Santarém os municípios de Abrantes, Alcanena, Coruche, Entroncamento, Santarém e Sardoal. Ainda na área de influência de O MIRANTE, recebeu a distinção a autarquia de Vila Franca de Xira.
Excluídos da lista estão os distritos de Bragança, Évora e Portalegre, que não têm nenhuma autarquia distinguida nesta edição, cujos dados, segundo o Observatório reportam ao ano de 2019. Isabel Paula Santos, responsável do OAFR, citada na nota, estabelece como objectivo que todos os municípios portugueses sejam reconhecidos como mais familiarmente responsáveis.
“Mas, para já, gostaríamos que todas as autarquias estivessem sensibilizadas para a importância da implementação de políticas de família globais, integradas e transversais. Políticas capazes de valorizar a família e capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade. No fundo contribuir para ter famílias mais fortes e resilientes”, acrescenta a responsável.
Entre as medidas tomadas pelas autarquias distinguidas estão apoios ao nascimento, ao transporte e refeições escolares, actividades de férias gratuitas e comparticipação em tratamentos dentários e oftalmológicos.
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objectivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral”. Nos 81 municípios que receberam a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável” residem mais de dois milhões de famílias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo