Sociedade | 22-11-2020 10:00

Centro de saúde de Azambuja com área para suspeitos de infecção

Unidade de saúde passa a ter um espaço próprio para atendimento das infecções respiratórias, que incluem as gripes e a Covid-19.

O centro de saúde de Azambuja tem a funcionar desde segunda-feira, 16 de Novembro, uma Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR) dedicada à avaliação de doentes com suspeitas de infecção respiratória ou pelo vírus da Covid-19. A novidade foi deixada pelo presidente do município, Luís de Sousa, na última reunião do executivo camarário.

O novo serviço foi criado pela Administração Regional de Saúde e Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que garantem o número adequado de área dedicada para doentes respiratórios em cada ACES, de acordo com as características demográficas, geográficas, e epidemiológicas em cada região e local, explica a Direcção-Geral da Saúde. No caso de Azambuja, segundo adiantou Luís de Sousa, o serviço vai ser assegurado por um médico, uma enfermeira e uma auxiliar.

Nesta área é feita a avaliação clínica de doentes com suspeitas de infecção respiratória aguda ou pelo SARS-CoV-2 e, se necessário, são realizados testes de despiste. O encaminhamento dos doentes suspeitos para as ADR é feito pela Linha SNS24 ou pelos médicos de família dos centros de saúde.

Os doentes também podem dirigir-se directamente às ADR se tiverem sintomas compatíveis com infecção respiratória aguda ou associados à Covid-19, como a tosse, dores de cabeça, dores musculares, febre a partir de 38 graus centígrados, dificuldade respiratória, diminuição súbita do olfacto e, ou, paladar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo