Sociedade | 14-12-2020 10:00

Piscinas de Alhandra compradas pela câmara de VFX para não caírem nas mãos de credores

Piscinas de Alhandra compradas pela câmara de VFX para não caírem nas mãos de credores
SOCIEDADE

Alhandra Sporting Club está com dívidas acumuladas à banca a rondar os 400 mil euros. Credores podiam exigir a qualquer momento a insolvência do clube e o concelho perder as Piscinas Baptista Pereira, que foram dadas como garantia.

O complexo de piscinas Baptista Pereira, em Alhandra, que eram propriedade do Alhandra Sporting Club (ASC), vão ser compradas pelo município de Vila Franca de Xira por 350 mil euros. A proposta de aquisição foi aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo e é uma medida urgente e de recurso para evitar que as piscinas, muito usadas pelos atletas de triatlo do ASC e por atletas da natação adaptada, pudessem cair nas mãos da banca, que reivindica uma dívida do clube a rondar os 400 mil euros.

Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, diz que a decisão não é fácil e é o último recurso para evitar uma situação que classifica como catastrófica: a perda das piscinas. “Algum credor podia exigir a insolvência do clube e ficar com a piscina e vendê-la. Podia ser uma situação catastrófica caso não tomássemos esta decisão. Apesar de não ser a que gostaríamos é a melhor decisão senão podíamos perder definitivamente aquele equipamento”, lamenta o autarca.

Após várias reuniões de emergência com a direcção do clube foi constatado que as dificuldades de gestão das piscinas, agravadas pelo cenário pandémico, exigiam medidas imediatas para salvar o equipamento. Em assembleia-geral realizada recentemente os sócios do clube deram poderes à direcção para fechar o negócio com a câmara municipal.

“Mesmo que houvesse um encaixe financeiro para dar alguma liquidez ao clube isso não ia resolver o problema. Só havia duas soluções: fechar a piscina ou passá-la para a esfera da câmara”, explica Alberto Mesquita. Depois da escritura assinada, o município vai gerir em pleno o complexo de piscinas Baptista Pereira nas mesmas condições das restantes piscinas municipais. O ASC passa depois a pagar uma verba ao município pela utilização do espaço pelos seus atletas.

Uma das novidades é que serão realizadas obras de melhoria e valorização do complexo, anunciou Alberto Mesquita, incluindo a instalação de água quente. Tudo indica que o equipamento irá manter no futuro o nome do histórico nadador alhandrense.

Devido à pandemia as piscinas municipais encontram-se encerradas mas o executivo admite reabrir os equipamentos de Alhandra e Forte da Casa para continuar a permitir treinos aos atletas de competição e da natação adaptada.

O complexo de piscinas Baptista Pereira ocupa uma área de 11 mil metros quadrados. As piscinas foram inauguradas a 21 de Setembro de 2003.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1717
    21-05-2025
    Capa Vale Tejo