Julgamentos passam para a biblioteca de Tomar
Sala de audiência vai estar em obras pelo menos durante um mês
Os julgamentos do Tribunal de Tomar vão passar a ser feitos na biblioteca municipal da cidade, mediante um acordo com a câmara municipal. A situação vai manter-se pelo menos durante um mês, a partir de 4 de Janeiro.
A utilização da biblioteca, mediante pedido da gestão da Comarca de Santarém, deve-se ao facto de a sala de audiências estar a ser melhorada, inserindo-se numa intervenção mais vasta no palácio da justiça, que inclui a instalação do “Tribunal +”. As obras na sala de audiências visa a melhoria das condições do espaço, com instalação de sistemas de renovação do ar e climatização, bem como instalação de equipamentos multimédia de apoio aos julgamentos.
A intervenção no tribunal representa um investimento de 524 mil euros mais IVA. Os trabalhos são financiados por fundos europeus, no âmbito do programa operacional de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos (POSEUR). A empreitada inclui a substituição de caixilharias, instalação de sistemas de climatização, substituição das lâmpadas por iluminação mais eficiente com tecnologia LED, remodelação das celas dos detidos e presos preventivos e criação de condições de acessibilidade ao edifício.
O palácio da justiça é o único no Médio Tejo que ainda não tem o serviço “Tribunal+”, um novo modelo de atendimento e de trabalho que requeria a melhoria do edifício para ser instalado.