Descontos nas ex-SCUT entram hoje em vigor

Objectivo é beneficiar utilizadores frequentes das antigas vias sem custos para o utilizador. Na região há descontos na A23 e na A13.
Os descontos de portagens nas ex-SCUT, antigas vias sem custos para o utilizador, e auto-estradas do interior entram em vigor esta segunda-feira, 11 de Janeiro, com reduções entre os 25% e os 55%, consoante a classe do veículo e o período diurno ou nocturno.
O Governo aprovou em Outubro, em Conselho de Ministros, um desconto de 25% aplicado desde o oitavo dia de utilização mensal, para os veículos de classe 1 e 2, em determinados lanços da A23 – IP; A23 – Beira Interior; A13 e A13-1 – Subconcessão do Pinhal Interior; A22 – Algarve; A24 – Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; A28 – Norte Litoral; A4 – Subconcessão AE transmontana; A4 – Túnel do Marão.
O objectivo destes descontos é, de acordo com o Ministério da Coesão Territorial, o de beneficiar utilizadores frequentes, ou seja, quem vive e trabalha no interior do país.
Para os veículos de classe 2, 3 e 4 afectos ao transporte de mercadorias, os descontos já existentes aumentam para 35% durante o dia e 55% durante a noite.
O desconto de 55% abrange igualmente fins-de-semana e feriados e emprega-se nos lanços onde são aplicados os 25% para a classe 1 e 2, bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).
Já os veículos de classe 2, 3 e 4 afectos ao transporte de passageiros por conta de outrem ou público, beneficiam, pela primeira vez, de descontos semelhantes aos do transporte de mercadorias: reduções de 35% de dia e 55% de noite, feriados e fins-de-semana.
Estes descontos aplicam-se aos lanços da A23 e A22, às ex-SCUT do interior bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29), tendo o objectivo de incentivar a utilização de transportes colectivos.
De acordo com o Ministério da Coesão Territorial, este pacote de descontos teve em conta a sustentabilidade orçamental necessária para o Governo continuar a reduzir, de forma progressiva, as portagens no interior do país.