Sociedade | 12-01-2021 16:48

Fleximol fecha portas após uma década a resistir com dificuldades

Fleximol fecha portas após uma década a resistir com dificuldades
foto arquivo O MIRANTE

A Fleximol, em Vila Chã de Ourique, fechou após 40 anos de actividade, na sequência do processo de insolvência decretado pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém.

A Fleximol, em Vila Chã de Ourique, fechou após 40 anos de actividade, na sequência do processo de insolvência decretado pelo Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém. Os credores não viram condições para a recuperação da empresa de suspensões para veículos, ficando no desemprego uma centena de trabalhadores.

A Câmara do Cartaxo promove esta quarta-feira uma reunião com os representantes dos trabalhadores e elementos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Segurança Social e o administrador da insolvência, com vista a “apoiar os trabalhadores em todos os procedimentos burocráticos necessários, quer ao apoio social, quer ao efetivo cumprimento de todos os seus direitos, no âmbito do direito de trabalho, que lhes devem ser assegurados”.

A empresa já tinha passado por um processo de lay-off há 10 anos, quando se começaram a sentir dificuldades financeiras. A empresa fornecedora da Mitsubishi e Toyota, depois de um período em que tentou recuperar, voltou a dar preocupações em 2019 e a administração pediu a insolvência no dia 10 de Julho de 2020. A sentença a declarar a insolvência foi proferida no dia 14. Na altura a Câmara do Cartaxo disse que o encerramento “terá repercussões na economia local” e nas famílias, que já sofrem com a pandemia.

A crise na Fleximol agudizou-se com a quebra de encomendas. Aquando do lay-off a Fleximol viu-se obrigada a mandar 72 dos então 154 trabalhadores para a suspensão do contrato de trabalho por um período de seis meses. Posteriormente o lay-off foi renovado por mais 90 dias para 62 trabalhadores. Durante esse tempo os funcionários receberam apenas dois terços do salário, dos quais 70 por cento pagos pela Segurança Social.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1491
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1491
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo