Sociedade | 13-01-2021 12:07

Antigas instalações do IVV em Santarém podem dar lugar a hotel e habitação

Antigas instalações do IVV em Santarém podem dar lugar a hotel e habitação

Câmara de Santarém deu luz verde pedido de informação prévia apresentado pelo promotor imobiliário.

Uma sociedade do ramo imobiliário quer construir um complexo turístico e residencial na área onde actualmente se encontram as antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), em Santarém. O pedido de informação prévia para viabilidade de alterações e edificação foi analisado e aprovado na reunião do executivo da Câmara de Santarém realizada na tarde de segunda-feira, 11 de Janeiro.

Segundo a informação disponibilizada ao executivo, o promotor e actual proprietário do espaço – a AGPG, Sociedade Imobiliária, com sede na zona industrial de Santarém – pretende reabilitar e adaptar o edifício principal para hotel, com 35 a 70 camas, restaurante e salas de eventos, entre outras valências.

Para o edifício de silos interiores e armazém estão previstas salas de eventos e espaços multiusos. O projecto prevê ainda a demolição da zona de silos exteriores e posterior construção de dois novos edifícios de habitação colectiva e unifamiliar, com quatro e dois pisos, respectivamente, e cave comum para estacionamento.

O edifício de escritórios e armazém deverá ser reabilitado e adaptado num espaço para acolher um ginásio, spa, saúde e restaurante, com a ampliação adicional do piso 1 para serviços. O edifício da tanoaria e oficina deverá ser demolido e dar lugar a um silo automóvel para estacionamento.

A área total da propriedade será divida em dois lotes: uma área de 9.541 metros quadrados (m2) será afecta o hotel e edifícios de apoio a que se soma uma área exterior livre de 6.219 m2; o outro lote será afecto aos edifícios de habitação colectiva e unifamiliar, com uma área total de 8.082 m2 e uma área exterior livre de 6.780 m2.

As antigas instalações do IVV em Santarém estão desactivadas há mais de duas décadas. Em 2005, o Ministério da Agricultura chegou a avaliar a viabilidade de transferir a sede da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste, em Santarém, para aquele complexo, situado à beira da Estrada Nacional 3, perto da Escola Superior Agrária, na entrada norte da cidade. O projecto ficou sem efeito.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1491
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1491
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo