Sociedade | 17-01-2021 07:00

Grua é mancha na paisagem em Santarém

Grua é mancha na paisagem em Santarém
SOCIEDADE
foto DR

Bloco de Esquerda questionou o município e alertou para eventuais riscos que aquela estrutura pode representar para a segurança pública.

Uma grua estacionada há anos num terreno junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Santarém mereceu a atenção do Bloco de Esquerda (BE), que questionou a Câmara de Santarém sobre eventuais riscos que aquela estrutura pode representar para a segurança pública.

O eleito do BE na Assembleia Municipal de Santarém, Vítor Franco, que também é membro da Comissão Municipal da Protecção Civil, remeteu uma série de questões ao município, nomeadamente: se existem actos de inspecção municipais; se o município já notificou o proprietário da grua para a sua desmontagem e se este respondeu; se a câmara apresentou alguma queixa junto do Ministério Público por eventual desobediência por não ter retirado a grua dentro do prazo estipulado; e se ponderou avançar para a remoção coerciva da grua imputando depois os custos ao proprietário.

Contactado por O MIRANTE, o Gabinete da Presidência da Câmara de Santarém informou que “o município, por diversas vezes, oficiou o proprietário do imóvel, questionando a manutenção da grua. A informação prestada pelo proprietário é no sentido de que a grua é objecto de manutenção/verificação regular”.

No requerimento enviado à Câmara de Santarém, Vítor Franco refere que a obra encontra-se abandonada e poderá estar criada uma situação objectiva de perigo face à protecção civil e segurança públicas. Acrescenta que as vedações estão danificadas e derrubadas, possibilitando a qualquer pessoa entrar no espaço, incluindo a zona onde se realizaram escavações. Diz ainda que em redor da grua cresceram silvas e amontoa-se lixo trazido pelo vento, sinais que reforçam o evidente abandono, não existindo no local nenhuma placa de obra, nem qualquer identificação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo