Sociedade | 21-01-2021 18:30

Idoso confinado na capela da Fundação José Relvas que afinal é onde deve estar

Idoso confinado na capela da Fundação José Relvas que afinal é onde deve estar

Segundo a Segurança Social de Santarém, a instituição está a aplicar as boas práticas

Um idoso do lar da Fundação José Relvas, em Alpiarça, está confinado na capela da instituição, numa situação normal e que corresponde ao plano de contingência do lar, garante a Segurança Social de Santarém. A instituição está a aplicar as boas práticas, no entender da Segurança Social, que esclarece que a capela foi autorizada para espaço de rectaguarda e isolamento, estando aprovada pelo organismo que tutela os lares, a protecção civil e a autoridade de saúde. O espaço tem condições e casa de banho privativa.

A Segurança Social esclarece ainda que “não teve conhecimento de qualquer denúncia de familiares do utente visado”, explicando que o utente sofre de demência progressiva. Por esse facto tem de ser vigiado e tem de ser limitada a sua circulação, para não entrar em contacto com outros utentes.

O idoso teve que ir ao Hospital de Santarém a uma consulta externa, no dia 11 de Janeiro, que nada teve a ver com a Covid-19. Mas por uma questão de precaução a instituição decidiu colocar o idoso em isolamento profilático por 14 dias. Uma prática defendida pela Segurança Social para se evitarem surtos da doença. Até ao momento a fundação não registou qualquer surto de Covid-19.

A Segurança Social refere que “o espaço tem aquecimento e o utente realiza as higienes apoiadas e as refeições, tendo igualmente apoio médico e de enfermagem diário”. Realça ainda que o utente tem um telemóvel para contactar com os familiares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo