Torres Novas instala ninhos artificiais nos jardins da cidade

Projecto NAPA prevê a instalação de dez ninhos no Jardim das Rosas, no Castelo, no Jardim Municipal da Silvã e em várias escolas em meio urbano.
O município de Torres Novas está a instalar ninhos artificiais para aves nos jardins urbanos da cidade. O objectivo é permitir descobrir as diferentes espécies existentes e ajudá-las a completar o seu ciclo de vida. O projecto NAPA - Ninhos Artificiais para Aves resulta de uma parceria com a Associação 30POR1LINHA, à qual foram adquiridos os ninhos e que é também responsável também pela sua colocação, monitorização e limpeza. Os dez ninhos artificiais, produzidos com recurso a materiais ecológicos, vão ser instalados no Jardim das Rosas, no Castelo e sua envolvente, no Jardim Municipal da Silvã, na Escola Básica Visconde S. Gião, na Escola Secundária Maria Lamas, na Escola Básica 2/3 Manuel Figueiredo e na Escola Secundária Artur Gonçalves.
Segundo nota do município, os ninhos permitem a nidificação de aves e a monitorização de espécies, contribuindo para a biodiversidade em meio urbano. São colocados nos meses de Inverno (Dezembro e Janeiro), sendo depois possível, durante a época de reprodução, geralmente entre finais de Fevereiro até fim de Junho ou Julho, observar a entrada dos ninhos para saber se foram ocupados e quais as espécies de aves que os estão a ocupar.
Se for feita ao longo dos anos, a monitorização pode fornecer um indicador do estado da população das espécies de aves e do ecossistema.