Águas de Santarém cria programa de ajuda a colaboradores e famílias
Empresa disponibiliza computadores, Internet e programa de ATL online para os filhos de colaboradores, entre os 6 e os 12 anos, e anuncia a criação de uma bolsa de voluntariado interna e de apoio psicológico a trabalhadores em isolamento profiláctico, quarentena ou confinamento.
ÁguAS ConVIDa é o programa da Águas de Santarém (AS) para ajudar as famílias a ultrapassar as adversidades provocadas pelo actual estado da pandemia, o confinamento e a interrupção lectiva. Em comunicado, a empresa municipal refere que é ela própria uma família e apresenta as quatro iniciativas contempladas pelo conselho de administração para mitigar este “momento de dificuldade colectiva”: disponibilização, por empréstimo, de computadores e Internet; programa de ATL online; criação de bolsa de voluntariado interna e apoio psicológico a trabalhadores e filhos dos trabalhadores.
Aos colaboradores com filhos com idades entre os 6 e os 12 anos, sem acesso a meios informáticos para estudar e participar em actividades de ATL online, a AS empresta computadores e disponibiliza Internet. A empresa criou ainda um programa de ATL online para os filhos dos colaboradores, também entre os 6 e os 12 anos, com formação e actividades online, entre os dias 26 de Janeiro e 5 de Fevereiro, período prorrogável em função da evolução do confinamento.
Este programa é composto por módulos de iniciação à informática, programação, inglês, desenho, sensibilização ambiental, saúde pública e segurança. A maioria dos módulos serão ministrados por trabalhadores da AS que se disponibilizaram voluntariamente, nas áreas do seu conhecimento, e os restantes por uma empresa especializada em formação online.
A empresa criou também uma bolsa de voluntariado interna recorrendo a trabalhadores com disponibilidade para ajudar as famílias dos colegas de trabalho que se encontrem em isolamento profiláctico, quarentena ou baixa médica e que tenham impossibilidade de acesso a medicamentos, alimentação ou outros bens essenciais.
Com o intuito de que a pandemia afecte o mínimo possível a equipa e as famílias, a iniciativa da AS inclui ainda apoio psicológico a trabalhadores e respectivos filhos, que se encontrem em situação de isolamento profiláctico, quarentena ou confinamento e que revelem sintomas enquadráveis em patologias próprias à intervenção de psicólogo. O acesso aos apoios deve fazer-se através de inscrição junto do serviço de Recursos Humanos da AS.