Sociedade | 20-02-2021 07:00

Águas do Ribatejo investe 340 mil euros na reabilitação do reservatório das Lapas

Águas do Ribatejo investe 340 mil euros na reabilitação do reservatório das Lapas
SOCIEDADE
Foto Águas do Ribatejo

Infraestrutura, no concelho de Torres Novas, apresenta sinais de degradação ao nível estrutural, dos revestimentos, cuba, circuitos hidráulicos, serralharias e instalações eléctricas.

A Águas do Ribatejo lançou um concurso público para a obra de reabilitação profunda do Reservatório Elevado das Lapas, no concelho de Torres Novas, com um preço base de 340 mil euros. De acordo com comunicado da empresa, os trabalhos visam garantir a segurança da infraestrutura no reservatório e câmara de manobras, eliminar as perdas de água existentes e melhorar as condições do abastecimento de água à população das Lapas. Durante as obras o abastecimento de água será garantido a partir Estação Elevatória de Tufeiras onde será instalada uma central hidropressora e um medidor de caudal, sendo removidas as bombas existentes e requalificados os actuais circuitos, refere a mesma nota.

O caderno de encargos prevê a melhoria dos acessos ao reservatório das Lapas com uma rampa, estacionamentos para as viaturas operacionais e de visitantes e a vedação do recinto.

A empreitada contemplará também o reforço das condições de segurança no fuste para acesso à célula do reservatório elevado e a melhoria de condições de segurança em todo o reservatório com guardas metálicas nos pisos intermédios e novas escadas, guardas e passadiços em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) com resistência à corrosão e maior durabilidade. Haverá também uma intervenção nas instalações eléctricas para reduzir a pegada energética e os respectivos custos ambientais e financeiros.

A AR estima que o reservatório possa entrar em funcionamento em 2023.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Vale Tejo