Sociedade | 20-02-2021 19:33

Hospital de Santarém vai chamar-se Bernardo Santareno

Hospital de Santarém vai chamar-se Bernardo Santareno

Recomendação dos comunistas encontrou apoio no PS, Bloco de Esquerda, Os Verdes, Iniciativa Liberal e nas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

O Hospital Distrital de Santarém vai passar a chamar-se Hospital Bernardo Santareno, numa decisão aprovada a 18 de Fevereiro, em plenário da Assembleia da República.

A recomendação ao Governo que partiu do PCP teve os votos favoráveis do PS, Bloco de Esquerda, Os Verdes, Iniciativa Liberal e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues. O CDS-PP, PAN e Chega abstiveram-se e o PSD foi o único a votar contra.

Na proposta, o PCP recorda que a Assembleia da República aprovou recentemente por unanimidade, sob proposta do presidente da Assembleia da República, um voto que assinalou o centenário do nascimento de Bernardo Santareno. E acrescenta que, recentemente, no lançamento da biografia “Bernardo Santareno – da Nascente até ao Mar”, o autor, José Miguel Noras, sugeriu publicamente a atribuição do nome de Bernardo Santareno ao Hospital Distrital de Santarém.

Considerando que “essa proposta tem toda a pertinência e oportunidade”, o PCP, decidiu avançar com esta iniciativa parlamentar.

Nascido em Santarém, a 19 de Novembro de 1920, Bernardo Santareno – pseudónimo do médico António Martinho do Rosário – foi um dos mais relevantes dramaturgos portugueses do século XX, afirmando-se pela vasta obra literária, essencialmente no domínio do teatro, mas onde pontua a prosa e a poesia. Morreu em 29 de Agosto de 1980.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Vale Tejo