Sociedade | 21-02-2021 07:00

Candidatura para requalificar antigo Externato do Sardoal finalmente aprovada

Candidatura para requalificar antigo Externato do Sardoal finalmente aprovada
SOCIEDADE

Decisão chegou mais de dois anos depois de a obra ter sido candidatada a fundos comunitários.

A candidatura de requalificação do edifício do antigo Externato Rainha Santa Isabel, no Sardoal, foi aprovada mais de dois anos depois de ter sido submetida a fundos comunitários tendo sido incluída no PARU (Plano de Acção para a Regeneração Urbana). É nesse edifício que se pretende instalar a biblioteca municipal, que funciona no centro da vila junto à câmara municipal. O primeiro concurso para a empreitada ficou deserto. No segundo concurso surgiram seis concorrentes. O valor base da proposta inicial era de 740 mil euros e aumentou, no segundo concurso, para 886 mil euros.

O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, disse, em sessão camarária que o executivo gostaria que o processo tivesse andado mais depressa mas estiveram mais de dois anos à espera da aprovação da candidatura. A aprovação pela CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) Centro, significa, segundo o autarca, a aprovação da operação de requalificação. “Para ganharmos tempo e darmos alguma maturidade à operação em Setembro de 2020 adiantamos o concurso da empreitada da obra no edifício que vai acolher a biblioteca municipal”, referiu.

O município seleccionou a empresa “Canas, Engenharia e Construções S.A” como vencedora do concurso público. No entanto, esclarece que a obra só estará oficialmente adjudicada quando todos os instrumentos financeiros estiverem aprovados. O processo tem ainda que ter o visto do Tribunal de Contas para avançar.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Vale Tejo