Sociedade | 22-02-2021 15:00

Vila Franca de Xira regulamenta bolsas de estudo a atribuir a estudantes

Vila Franca de Xira regulamenta bolsas de estudo a atribuir a estudantes
SOCIEDADE

Objectivo do município é apoiar estudantes do ensino superior com montantes financeiros que lhes permitam prosseguir estudos.

O novo regulamento de atribuição de bolsas de estudo no concelho de Vila Franca de Xira esteve em consulta pública desde o final de Dezembro mas nenhum munícipe apresentou sugestões ou propostas de melhoria, sendo que o documento foi agora aprovado na sua versão final em reunião de câmara.

Pretende combater o abandono escolar, aumentar os níveis de participação dos estudantes do concelho no ensino superior e melhorar as habilitações dos jovens, apoiando-os com valores financeiros a definir anualmente. O município já apoiava, ocasionalmente e de forma excepcional, alguns estudantes do ensino superior que precisavam de frequentar estudos no estrangeiro ou desenvolver programas de investigação, mas nunca de forma regulamentada.

“É uma necessidade termos o enquadramento desta situação e por isso fizemos um regulamento olhando para as boas experiências de outros concelhos. Adaptámos à nossa realidade e parece-nos um documento adequado”, considera Alberto Mesquita, presidente do executivo.

O novo regulamento prevê que se possam candidatar às bolsas os estudantes que ingressem em politécnicos, institutos superiores, escolas superiores e universidades. Consideram-se elegíveis para as bolsas quem estiver matriculado e inscrito num mínimo de 60% do número total de créditos que formam o ano curricular e não ser beneficiário de outras bolsas. O valor das bolsas será definido anualmente pelo executivo municipal e só poderão candidatar-se estudantes até aos 30 anos e que sejam residentes no concelho de Vila Franca de Xira. Também poderão candidatar-se os alunos que mudem de curso, desde que apenas o façam uma única vez e podem candidatar-se às bolsas vários elementos do mesmo agregado familiar. As candidaturas serão feitas online no site do município.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Vale Tejo