Sociedade | 25-02-2021 07:00

Centro Hospitalar do Médio Tejo levanta suspensão do gozo de férias

Centro Hospitalar do Médio Tejo levanta suspensão do gozo de férias
SOCIEDADE

Medida produz efeito a partir de dia 1 de Março e resulta do plano de retoma progressiva de actividade assistencial.

A suspensão temporária do gozo de férias para os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi levantada com efeitos a partir de 1 de Março, informou o conselho de administração. A medida insere-se no “plano de retoma progressiva de actividade assistencial”, refere a instituição num comunicado.

No documento, o conselho de administração do CHMT informa que a decisão se justifica pela “evolução positiva do circunstancialismo pandémico, pela redução do número diário de cidadãos infectados com o vírus SARS-CoV-2, bem como pela redução do número de utentes internados, com expressão a nível nacional".

Em Novembro de 2020, o CHMT suspendeu as férias aos cerca de dois mil profissionais até ao dia 31 de Janeiro deste ano, medida que foi depois prorrogada até ao final de Fevereiro.

Em comunicado divulgado na altura, o conselho de administração do CHMT, que integra as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, considerou ser "absolutamente indispensável e essencial” proceder à adopção da “medida de carácter excepcional e temporária", tomada no âmbito da situação de estado de emergência devido à pandemia de Covid-19 e em virtude dos condicionalismos hospitalares e de saúde pública.

A par com o levantamento da suspensão do gozo de férias, o Centro Hospitalar do Médio Tejo espera “estabilizar a ocupação de doentes Covid-19 nas 58 camas, com duas enfermarias activas na Unidade Hospitalar de Abrantes, acrescidas de seis camas, distribuídas pelo Serviço de Nefrologia e pelo Serviço de Pediatria, ambos instalados na Unidade Hospitalar de Torres Novas”.

A instituição manterá ainda uma enfermaria de reserva, com 26 camas preparadas para serem accionadas de imediato se tal se justificar. Relativamente à capacidade de camas nos Cuidados Intensivos, a partir de 1 de Março, será estabilizada em 10 camas para doentes Covid-19. Contudo, essa capacidade nos Cuidados Itensivos será “variável em função das necessidades do CHMT e de toda a Região de Lisboa e Vale do Tejo”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo