Sociedade | 27-02-2021 12:30

Ourém com quebra de 78% no sector do turismo em 2020

Ourém com quebra de 78% no sector do turismo em 2020
SOCIEDADE
Luís Albuquerque

Município vai oferecer 10.001 noites a turistas nacionais que pernoitem mais de um dia no concelho.

O concelho de Ourém teve uma quebra de 78% no sector do turismo em 2020, comparando com o ano anterior, devido à pandemia da Covid-19. Para colmatar essa quebra, o presidente do município, Luís Albuquerque (PSD/CDS), anunciou uma campanha de retoma para o turismo do concelho: o município vai oferecer 10.001 noites aos turistas nacionais que pernoitem mais de um dia no concelho com o intuito de promover o turismo.

As medidas foram apresentadas em conferência de imprensa na semana passada. “Com a campanha das 10.001 noites pretende-se impulsionar a retoma da hotelaria e da restauração do nosso concelho”, sublinhou o autarca.

A iniciativa prevê que o município compre 10.001 noites em hotéis de uma a quatro estrelas (os existentes no concelho) e suporte a totalidade do custo de uma noite a todas as pessoas que fiquem para o segundo dia.

Dirigida exclusivamente aos turistas nacionais, excepto grupos, a campanha inclui ainda um ‘voucher’ de 10 euros para que possam almoçar ou jantar num dos restaurantes do concelho aderentes. Luís Albuquerque revelou que a campanha, que decorrerá entre 1 de Abril de 2021 e 31 de Março de 2022, não estará em vigor nas épocas altas: entre 10 e 15 de Maio, 9 e 15 de Junho e 10 e 15 Agosto de 2021.

O mote da campanha é: uma noite faz toda a diferença, 10.001 noites fazem ainda mais. “Para quem nos visita é uma oportunidade de poder conhecer melhor o nosso concelho e faz toda a diferença para a hotelaria e a restauração porque terão um acréscimo significativo no seu volume de vendas. Faz a diferença para todo o sector empresarial que vive à base do turismo”, reforçou Luís Albuquerque.

A autarquia apenas pagará uma noite em hotéis deixando de fora outro tipo de alojamento. Para um quarto ‘single’ o município pagará 30, 40 ou 55 euros, consoante sejam hotéis de uma e duas estrelas, três estrelas ou quatro estrelas. Para um alojamento em quarto duplo, o valor suportado é de 35, 45 e 65 euros, de acordo com a tipologia hoteleira. “Temos 755 mil euros destinados só para as empresas. Não sabemos qual será a adesão, pelo que poderemos vir a reforçar os valores numa segunda fase, se for caso disso”, adiantou o autarca.

Esta é também uma forma de captar turistas para o centro do país, um desígnio que Luís Albuquerque assumiu antes da pandemia. “Temos acessos, variedade de turismo que vai além do religioso, qualidade de vida, o que proporciona uma experiência de vida mais calma e descontraída, alojamento de qualidade e gastronomia”, afirmou.

Além desta campanha, o município vai apoiar as empresas com valores entre os mil e os três mil euros, conforme a quebra do volume de facturação comparativamente ao ano de 2019 seja igual ou superior a 50%, divididos em quatro escalões.

Será ainda dada uma comparticipação de 50% do valor da renda, num máximo de 150 euros por mês, no primeiro ano, e de 75 euros, no segundo ano, a quem se instale um novo estabelecimento comercial: “Caso seja um jovem empresário, 30 anos ou menos, estes valores serão majorados em 25%.” A autarquia vai ainda apoiar as famílias com vulnerabilidade identificada no pagamento de despesas correntes, como água, luz, gás, alimentação e renda.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo