Sociedade | 03-03-2021 07:00

O insólito caso de duas ruas com o mesmo nome em Póvoa de Santa Iria

O insólito caso de duas ruas com o mesmo nome em Póvoa de Santa Iria
SOCIEDADE

Duas ruas Almeida Garrett na mesma localidade têm dado azo a confusões, que têm acontecido sobretudo com uma loja onde aparece muita gente enganada, quase todos os dias.

Na Póvoa de Santa Iria há duas ruas com o mesmo nome. Uma que tem habitações e a outra só tem uma loja, onde costumam ir pessoas enganadas, por exemplo para entregarem encomendas. Uma rua Almeida Garrett situa-se próximo da Estrada Nacional 10 e é perpendicular à Rua Actor António da Silva. A outra fica na entrada do Bairro das Bragadas, onde existe um túnel sob a Auto-Estrada 1, e estende-se desde a rotunda da Igreja Cristã Maranata, até confluir com a rua 1º de Maio.

Steven Fernandes, de 38 anos, proprietário da loja de assistência informática, conta que costuma haver confusões com as moradas diariamente, embora esta rua seja a mais antiga, segundo explica. O mais frequente é procurarem pela sua loja na rua em que não existe nenhuma, ou estarem transportadoras a tentar entregar encomendas na rua da sua loja quando estas tinham como destino ser na rua que tem habitações.

Normalmente a solução passa por guiar quem está enganado para a morada pretendida ou indicar uma referência alternativa, no seu caso a Rua Actor António da Silva, dada a sua proximidade. Maria Mendonça, de 70 anos, moradora no número 16 da Rua Almeida Garrett, na entrada do Bairro das Bragadas, diz que não tem tido problemas com a correspondência.

O presidente da União de Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa não tem explicação para o facto de haver duas ruas com o mesmo nome, uma vez que a situação já é antiga. A atribuição dos nomes terá sido tomada pela comissão de toponímia da assembleia de freguesia, admite Jorge Ribeiro, acrescentando que isso poderá ter acontecido há 30 ou 40 anos e que quem o fez não se terá apercebido da situação. O autarca explica que cada uma das ruas tem códigos postais diferentes, o que tem evitado que a correspondência seja trocada.

Mais Notícias

    A carregar...