Sociedade | 19-03-2021 10:00

Detectadas irregularidades em obras na contestada suinicultura de Abrantes

Detectadas irregularidades em obras na contestada suinicultura de Abrantes
SOCIEDADE
A suinicultura tem sido contestada por vários moradores mas sobretudo por Ana Alves, empresária e dona de uma propriedade próxima da exploração

Depois de numa primeira abordagem os técnicos do município terem ficado à porta, à segunda entraram na pecuária e detectaram várias desconformidades com o projecto licenciado.

A empresa que explora uma suinicultura no lugar do Marco, em Abrantes, contestada há uma década pela população e autarcas locais por alegada descarga ilegal de efluentes e maus cheiros vai ser notificada pela Câmara de Abrantes por estar a fazer obras que não correspondem ao projecto licenciado.

A informação foi avançada pelo vice-presidente do município, João Gomes (PS), que, em resposta ao vereador do Bloco de Esquerda, Armindo Silveira, afirmou na última reunião do executivo que o edificado não corresponde ao projecto de licenciamento que mereceu os pareceres favoráveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Direcção Regional da Agricultura e Pescas (DRAP).

As irregularidades, adiantou João Gomes, foram detectadas durante uma acção de fiscalização levada a cabo pelos serviços municipais no dia 2 de Março. “Ainda estão a decorrer obras de melhoria na suinicultura, só que verificamos que algumas não estão em conformidade com o processo licenciado”, afirmou.

O presidente do município, Manuel Valamatos, acrescentou ainda que, numa primeira abordagem, os responsáveis pela suinicultura impediram os técnicos do município de entrar nas instalações. “Não sou contra qualquer actividade económica, desde que seja feita com regulação. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que as correcções devidas nesta suinicultura aconteçam”, vincou o líder da autarquia.

Esta suinicultura, recorde-se, tem sido contestada por vários moradores, mas sobretudo por Ana Alves, empresária e dona de uma propriedade próxima da exploração, que se diz impedida de poder implementar no local o projecto para uma quinta pedagógica devido à constante poluição dos solos e linha de água. A empresária já apresentou diversas queixas às autoridades, mas o problema arrasta-se sem solução.

Recentemente o caso chegou à Assembleia da República pela voz da deputada do BE Fabíola Cardoso que questionou a ministra da Agricultura e antiga presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Antunes, sobre quais as medidas concretas que vão ser tomadas, nomeadamente para descontaminar solos e massas de água.

A suinicultura do lugar do Marco está em actividade desde 2009 e tem um número de efectivo de aproximadamente dois mil animais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo