Sociedade | 26-03-2021 15:00

Águas do Ribatejo em projecto para melhorar gestão de recursos

Águas do Ribatejo em projecto para melhorar gestão de recursos
SOCIEDADE

Projecto internacional pretende promover uma melhor gestão das águas subterrâneas através de práticas inovadoras.

A Águas do Ribatejo integra um projecto desenvolvido por várias entidades, com o objectivo de melhorar a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, através da introdução de nova tecnologia. O projecto AQUIFER vai ser apresentado na segunda-feira, 29 de Março e contará com vários oradores portugueses e estrangeiros para falar sobre “a importância das águas subterrâneas e desafios à sua gestão em contexto de escassez hídrica”.

O projecto, explica a empresa intermunicipal em comunicado, “visa capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos”, e desenvolver “ferramentas e estratégias que ajudem na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos”.

O plano de acção do AQUIFER, em Portugal vai desenvolver-se sobretudo na área de influência da Águas do Ribatejo, nomeadamente na envolvente dos rios Tejo e Sorraia, onde vão ser “testadas práticas inovadoras de preservação ambiental e gestão de águas subterrâneas, para os diferentes usos existentes: ambientais, consumo humano, agrícolas e industriais”. Outro objectivo passa pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para monitorizar os aquíferos e as relações com rios e zonas húmidas.

O Instituto Superior de Agronomia e a Parceria Portuguesa para a Água também integram este projecto que envolve um investimento global de 1,6 milhões de euros e se estima que fique concluído em 2023.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo