Águas do Ribatejo em projecto para melhorar gestão de recursos
Projecto internacional pretende promover uma melhor gestão das águas subterrâneas através de práticas inovadoras.
A Águas do Ribatejo integra um projecto desenvolvido por várias entidades, com o objectivo de melhorar a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, através da introdução de nova tecnologia. O projecto AQUIFER vai ser apresentado na segunda-feira, 29 de Março e contará com vários oradores portugueses e estrangeiros para falar sobre “a importância das águas subterrâneas e desafios à sua gestão em contexto de escassez hídrica”.
O projecto, explica a empresa intermunicipal em comunicado, “visa capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos”, e desenvolver “ferramentas e estratégias que ajudem na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos”.
O plano de acção do AQUIFER, em Portugal vai desenvolver-se sobretudo na área de influência da Águas do Ribatejo, nomeadamente na envolvente dos rios Tejo e Sorraia, onde vão ser “testadas práticas inovadoras de preservação ambiental e gestão de águas subterrâneas, para os diferentes usos existentes: ambientais, consumo humano, agrícolas e industriais”. Outro objectivo passa pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para monitorizar os aquíferos e as relações com rios e zonas húmidas.
O Instituto Superior de Agronomia e a Parceria Portuguesa para a Água também integram este projecto que envolve um investimento global de 1,6 milhões de euros e se estima que fique concluído em 2023.