Sociedade | 08-04-2021 07:00

Hospitalização domiciliária pediátrica e reabilitação cardiorrespiratória são novos projectos do CHMT

Hospitalização domiciliária pediátrica e reabilitação cardiorrespiratória são novos projectos do CHMT
SOCIEDADE
foto DR

Unidade hospitalar de Torres Novas acolhe dois novos projectos. O primeiro teve início em Março e o segundo deverá arrancar em breve.

A unidade hospitalar de Torres Novas, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), apresentou dois novos projectos implementados recentemente. A Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica e a Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória foram visitadas pelo presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, a 5 de Abril.

O CHMT iniciou a 22 de Março o programa pioneiro no país de Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica, assegurada por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, médicos especialistas em Pediatria, enfermeiros especializados e assistente social. Esta modalidade apresenta-se como uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada às crianças e jovens que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem a sua hospitalização no domicílio. Segundo nota do CHMT, este programa representa, a exemplo do que acontece com a Unidade de Hospitalização Domiciliária de adultos “uma nova fase de prestação de cuidados de saúde cada vez mais humanizados, no sentido em que os doentes poderão ser assistidos nos seus domicílios, procurando assim que o episódio de internamento domiciliário, que se efectiva dentro da casa do próprio doente, implique o menos possível com a sua dinâmica familiar e, também, com o seu conforto”.
Para além do internamento no domicílio, o Serviço de Pediatria do CHMT tem também em curso a consulta de intervenção domiciliária, iniciada na mesma data. O serviço desloca-se a casa das crianças e ou adolescentes efectuando actos clínicos e assistenciais a doentes com doenças crónicas, que desta forma evitam deslocar-se ao hospital e ainda permite aumentar o apoio aos pais em contexto domiciliário.

Em comunicado, o CHMT refere ainda que irá iniciar actividade em breve a Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória, também em Torres Novas. Uma Unidade equipada com um conjunto de equipamentos de última geração e que vem dar resposta a doentes com doenças respiratórias crónicas e a doentes de reabilitação cardíaca.

Mais Notícias

    A carregar...