Sociedade | 12-04-2021 10:00

Tomar vai investir milhões em habitação social e requalificação urbana

Tomar vai investir milhões em habitação social e requalificação urbana
SOCIEDADE

Estratégia Local de Habitação Social em Tomar prevê um investimento superior a 50 milhões de euros.

Município quer dar melhores condições de habitação a duas centenas de famílias e melhorar a atractividade do concelho.

O município de Tomar aprovou, em reunião do executivo, a implementação de uma Estratégia Local de Habitação (ELH) que pretende, entre outras medidas, garantir o acesso a boas condições de habitação, melhorar a atractividade do concelho e implementar um modelo que permita uma nova geração de políticas da habitação.


O documento determina que o executivo, presidido por Anabela Freitas (PS), invista na habitação pública como suporte decisivo para a plena integração das comunidades desfavorecidas e reforce a aposta na reabilitação do edificado e do espaço público. O programa conta com financiamento da União Europeia.


Os objectivos visam dar habitação condigna a cerca de duas centenas de famílias. Para isso, prevê-se um investimento de cerca de nove milhões de euros a reabilitar 159 residências sociais, e mais 6,5 milhões na aquisição e construção de 43 habitações.


No que respeita à requalificação urbana do concelho, o executivo estima gastar mais de 45 milhões de euros em várias frentes: reabilitar e qualificar o antigo Colégio Nun’Álvares para instalação da escola profissional; o Convento de São Francisco e do espaço contíguo; a Abegoaria; o Convento de Santa Iria e ex-Colégio Feminino para unidade hoteleira; a Estalagem de Santa Iria; o Palácio Alvim, e a igreja de S. João Baptista.


A zona do Flecheiro, situada na margem direita do rio Nabão, também é uma prioridade do município, que vai ainda apostar na terceira fase de reabilitação do centro histórico, e em projectos no âmbito das Smart Cities, como a gestão inteligente de estacionamento e de iluminação pública, o sistema integrado de bicicletas eléctricas ou o sistema inteligente de controlo da qualidade do ar e da água do rio Nabão.

VEREADORA DO PSD PEDE MAIS TRANSPARÊNCIA

Na reunião de câmara de 15 de Março Célia Bonet, vereadora do PSD no executivo, votou contra o ponto sobre a abertura de concurso para atribuição de habitação social. A autarca referiu que os concursos devem ser transparentes e que a documentação facultada pela autarquia não fundamenta os critérios para a atribuição das habitações. “Por exemplo, se uma família receber uma pensão e outra receber um subsídio de doença, mantendo todas as outras variáveis iguais, a família que recebe pensão fica na lista em primeiro lugar. Não se compreende como uma pessoa que tem um emprego precário tem maior ponderação do que uma pessoa que tenha uma deficiência e receba uma pensão”, sublinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo