Sociedade | 17-04-2021 13:02

Antigo hospital de VFX começou a ser demolido

Antigo hospital de VFX começou a ser demolido

Projecto de transformação do antigo hospital de Vila Franca de Xira em campus de saúde avançou na última semana com os trabalhos de demolição da antiga estrutura.

Arrancaram na última semana os trabalhos de demolição das devolutas instalações do antigo hospital de Vila Franca de Xira, que vão dar lugar a um novo campus de saúde da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade e que, depois de pronto, incluirá também uma clínica do grupo Luz Saúde.

O momento simbólico do arranque da demolição foi assinalado com uma cerimónia pública de assinatura dos protocolos entre a Misericórdia e as firmas que vão assegurar os trabalhos. O espaço do antigo hospital, recorde-se, vai ser convertido até ao final de 2022 numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados que terá 122 camas e representa um investimento de 5,5 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões são financiados no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

A obra de demolição do edifício onde funcionavam as consultas externas e as urgências do antigo hospital vai demorar quatro meses e depois será lançado concurso público para a construção do novo edifício, que demorará perto de 18 meses a ficar pronto.

“Depois do edifício construído vamos alugá-lo à Luz Saúde durante vinte anos. Vai incluir consultórios, serviços de imagiologia e uma sala de operações para cirurgias de ambulatório”, explicou o Provedor da Misericórdia, Armando Jorge Carvalho, à margem da iniciativa. A Misericórdia consultou diversos operadores privados de saúde sobre o interesse, incluindo o grupo José de Mello Saúde, que não pôde concorrer, à data, por estar ainda responsável pela parceria público-privada do Hospital de Vila Franca de Xira. As fases seguintes do projecto, que já estão a ser tratadas, serão a Unidade de Cuidados Continuados e o lar de idosos.

* Notícia desenvolvida na edição em papel de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo