Fábrica de medicamentos com cannabis instala-se em Santarém

Investimento de 7 milhões de euros da Portocanna vai criar 40 postos de trabalho.
Uma fábrica de processamento de cannabis para fins medicinais, com recurso à biotecnologia, vai instalar-se na Zona Industrial de Santarém, contando para tal com apoio do município através do programa Via Expresso Investidor. A Portocanna S.A. – Fábrica de Indústria Farmacêutica prevê investir 7 milhões de euros e criar 40 postos de trabalho, para 20 mulheres e 20 homens.
Segundo a informação que foi presente à última reunião de câmara, o projecto foi fundado por investidores com experiências complementares em cannabis medicinal e biotecnologia e é apoiado por uma equipa com mais de 85 anos de experiência combinada em operações farmacêuticas da União Europeia e extracções de óleos.
O programa Via Expresso Investidor, criado pela Câmara de Santarém, concede determinados benefícios às empresas que vejam aprovada a sua candidatura, nomeadamente prioridade no encaminhamento do processo, redução em 25% das taxas municipais inerentes ao processo e apoio técnico personalizado.
Na reunião de câmara de 19 de Abril, onde a candidatura foi aprovada, o presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), expressou a sua “grande satisfação” por ver instalar-se em Santarém uma empresa diferenciadora, que trabalha com tecnologia de ponta, produzindo medicamentos que têm como base a cannabis medicinal.