Sociedade | 21-04-2021 14:31

Semana dedicada às jovens nas tecnologias de informação e comunicação

Semana dedicada às jovens nas tecnologias de informação e comunicação
NACIONAL
foto DR

Semana dedicada às raparigas em TIC - Girl in ICT Week - serve para assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas tecnologias de informação e comunicação, criado pela União Internacional das Telecomunicações.

A percentagem de mulheres licenciadas em tecnologias de informação e comunicação (TIC) caiu cerca de 19% nos últimos 22 anos e para contrariar a tendência o Governo vai organizar uma semana dedicada às raparigas em TIC, com várias actividades online.

De acordo com a informação do gabinete da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a criação da semana dedicada às raparigas em TIC - Girl in ICT Week - serve para assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, criado pela União Internacional das Telecomunicações em 2011, e que é celebrado anualmente na quarta quinta-feira de Abril.

A Girl in ICT Week decorre entre 22 e 29 de Abril e “insere-se no objectivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação das raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias”, fazendo, por isso, parte do “Projecto Engenheiras Por Um Dia”, criado em 2017.

Os números oficiais relativos às mulheres licenciadas em TIC dão conta de que desde 1999 a tendência tem sido quase sempre de diminuição, já que nesse ano a percentagem era de 26% para depois baixar para os 17,5% em 2009, tendo havido alguma recuperação em 2019 quando se conseguiu chegar aos 21%.

“O que se pretende é melhorar estes indicadores, tal como os relativos ao mercado de trabalho”, refere o gabinete da secretária de Estado, sublinhando que através das áreas da cidadania e da igualdade, o Governo tem tentado colocar este tema na agenda política e mediática.
A semana inclui várias actividades online de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas, envolvendo as entidades parceiras do “Projecto Engenheiras Por Um Dia” e instituições do ensino superior.

No dia 22, quinta-feira, está agendado um webinar dedicado ao “Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Conversas sobre Tecnologia”, que começa às 15h00, e que é organizado em parceria com o programa InCoDe.2030, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a empresa que gere os domínios .PT.

O encerramento do webinar será feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, sendo esta também a primeira iniciativa do Fórum Portugal Digital, que continua entre os dias 3 e 6 de Maio.

“Neste webinar teremos a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o trabalho de oito mulheres profissionais das áreas das TIC (da CDI Portugal, Microsoft, Universidade de Aveiro, IBM, Sensei, Kirchhoff Automotive, DefinedCrowd, e Escola 42) e que são role model para as mais jovens”, adianta o gabinete da secretária de Estado, acrescentando que a transmissão será feita em directo através da página na Internet do Fórum Portugal Digital e na página de Facebook da CIG.

Lembra ainda que foi o objectivo de reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias que levou o Governo a criar em 2017 o “Projecto Engenheiras Por Um Dia”, no qual já participaram quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 actividades, desde práticas laboratoriais ou sessões de mentoria.

O “Projecto Engenheiras Por Um Dia” é coordenado pela CIG, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo, actualmente, uma rede de 58 entidades parceiras, 26 escolas básicas e secundárias e 13 instituições de ensino superior.

“O projecto está agora integrado no Plano de Acção para a Transição Digital, em articulação com o Programa InCoDe.2030”, lê-se no comunicado.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo