Tomar injecta 200 mil euros na economia local e incentiva estadia de turistas
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Município criou Programa Tomar Check in em conjunto com empresários da hotelaria, restauração, cafés e pastelarias e operadores turísticos.
A Câmara de Tomar vai injectar 200.000 euros na economia local, nos sectores mais afectados pela pandemia da Covid-19, num programa que atribui 'vouchers' a quem pernoitar mais tempo no concelho, anunciou a presidente do município, Anabela Freitas (PS).
O Programa Tomar Check in foi criado pelo município em conjunto com os empresários da hotelaria, dos restaurantes, cafés e pastelarias e operadores turísticos, prevendo a atribuição, a partir de 1 de Maio, de ‘vouchers’ de 20 euros para quem pernoitar pelo menos duas noites no concelho, 30 euros para quem ficar três noites e 40 euros para quem permaneça quatro ou mais noites.
Anabela Freitas adiantou que o programa irá decorrer até que seja esgotada a verba de 200.000 euros aprovada pelo município, cumprindo o objectivo de aumentar o tempo de permanência de turistas no território e, simultaneamente, “dar um ‘input’ na economia local, principalmente neste sector que foi muito afectado pela pandemia”.
Admitindo que o facto de se situar em Tomar um monumento Património da Humanidade, o Convento de Cristo, constitui “um chamariz” para atrair visitantes, a autarca afirmou que o concelho tem, além do património cultural - de que destacou ainda "a sinagoga mais antiga do país, em perfeito estado conservação" -, um vasto património natural, de que é paradigma a albufeira do Castelo de Bode, e também gastronómico, atrativos para que os turistas permaneçam mais tempo no território.
Ainda segundo Anabela Freitas, o ‘voucher’ “tem de ser gasto em actividades no concelho de Tomar”, tendo os operadores turísticos criado “produtos diferentes que vêm dar resposta àquilo que poderão ser as necessidades dos turistas para aumentar a sua permanência”.
O programa envolve unidades hoteleiras, mas também restaurantes, pastelarias e cafés, agências de viagens e turismo, agentes de animação turística e guias-intérpretes locais. De acordo com a vereadora do Turismo, Filipa Fernandes, a campanha, que tem por ‘slogan’ “quem fizer ‘check-in’ não vai querer fazer ‘check-out’”, foi desenhada em conjunto com os próprios empresários, que em muitos casos criaram experiências novas para incluir no programa.
Os vales são divididos em ‘vouchers’ de 10 euros, “de modo a que o seu beneficiário tenha maior liberdade na sua utilização, tendo que ser obrigatoriamente utilizados nas experiências propostas, disponíveis para consulta em www.tomarcheckin.pt, onde podem também ser consultados e contactados os estabelecimentos hoteleiros aderentes”, segundo é referido numa nota do município.
Segundo a nota, cada ‘voucher’ só poderá ser utilizado numa única transação, em pagamentos de valor igual ou superior ao inscrito, não havendo troco ou reembolso e não podendo ser convertido em dinheiro. Todavia, o pagamento de uma transação poderá ser feito utilizando vários 'vouchers'.
O ‘voucher’ é entregue pelo estabelecimento hoteleiro, após a liquidação da factura no momento do 'check-in', sendo válido durante o período da estada, até às 24h00 do dia de 'check-out', “não podendo ser utilizados após essa data, salvo resolução diferente por parte dos parceiros, sob sua exclusiva responsabilidade e que não obrigue o município”, é acrescentado no comunicado.