Sociedade | 03-05-2021 12:30

Assembleia de Freguesia de Azambuja contra centrais fotovoltaicas no concelho

Assembleia de Freguesia de Azambuja contra centrais fotovoltaicas no concelho
SOCIEDADE

Autarcas aprovaram uma moção contra projectos de energia solar no concelho.

As bancadas do PSD e do CDS apresentaram na última Assembleia de Freguesia de Azambuja uma moção contra a instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, de onde se destacam os investimentos previstos para a Torre Bela e Quinta da Cerca. Para os autarcas, esta instalação abrirá um “precedente” para investimentos semelhantes na região, ocupando solos agrícolas e “desviando o uso da Reserva Agrícola Nacional”.

No documento, aprovado com uma abstenção do PS, pode ler-se ainda que estes investimentos “não criam postos de trabalho”, sendo “potencialmente danosos para a saúde” da população e que trazem um “dano ambiental maior que o suposto benefício”.

Recorde-se que estão em cima da mesa seis projectos de energia solar para o concelho de Azambuja, incluindo o projecto que envolve 775 hectares na Herdade da Torre Bela. Em Janeiro, o presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa (PS), revelou que há pelo menos mais seis pedidos de interesse público municipal para a instalação de centrais fotovoltaicas para a produção e venda de energia eléctrica, nas freguesias de Aveiras de Baixo e Alcoentre.

Mais Notícias

    A carregar...