Sociedade | 26-05-2021 15:00

Escola Superior de Educação de Santarém promove encontro “Educação Social e Ensino Superior”

Escola Superior de Educação de Santarém promove encontro “Educação Social e Ensino Superior”
EDUCAÇÃO

Saúde Mental, Bem-estar e Intervenção Comunitária é o tema da terceira edição do encontro “Educação Social e Ensino Superior”, promovido pela Escola Superior de Educação de Santarém.

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém promove, nas próximas quinta e sexta-feira, 27 e 28 de Maio, a terceira edição do encontro “Educação Social e Ensino Superior”.

A iniciativa, que decorre no âmbito da licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação e dos respectivos estágios, tem como tema “Saúde Mental, Bem-estar e Intervenção Comunitária” e integra a XVI Expo Estágios – Fórum de Projectos e Formação Profissionalizante em Educação Social.

O encontro tem como objectivo promover a reflexão, discussão e partilha sobre temáticas, desafios e experiências da Educação Social e do ensino superior.

O período pandémico que se atravessa, com o consequente isolamento, levou, ainda, a que fosse proposta uma reflexão sobre a tecnologização da comunicação e das relações, assim como de novas distâncias, discutindo perspectivas sobre o modo como a formação prepara os jovens para uma reflexão e intervenção promotora do desenvolvimento da saúde mental e do bem-estar pessoal e social.

A abertura da terceira edição deste encontro conta com a intervenção do presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão; da directora da Escola Superior de Educação, Susana Colaço; da coordenadora da licenciatura de Educação Social, Leonor Teixeira; e da coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e dos Estágios, Luísa Delgado.

O programa estende-se ao longo de dois dias e integra vozes e experiências das áreas da investigação, intervenção e formação.

No primeiro dia, 27 de Maio, estão previstos dois painéis com convidados especialistas que vão falar sobre “Saúde mental, bem-estar e intervenção comunitária: (in)visibilidades, respostas e prioridades” e “Fragilidades e oportunidades no apoio à saúde mental no Ensino Superior”.

Ainda no mesmo dia terá início a mostra de projectos da XIV Expo Estágios, com a participação dos estudantes finalistas, de profissionais do terreno e da formação, apresentação que se vai prolongar pela manhã de dia 28.

A tarde de sexta-feira será dedicada a temáticas relacionadas com o bem-estar dos profissionais ligados à educação social.

O encerramento vai ter a intervenção do sub-director da Escola Superior de Educação, Francisco Silva, e da coordenação da licenciatura de Educação Social e dos Estágios, com Leonor Teixeira e Lia Pappamikail.

A iniciativa é aberta à comunidade, destinando-se aos estudantes de Educação Social, aos profissionais e às instituições da área Social e da Intervenção Socioeducativa, às entidades cooperantes, assim como a futuros estudantes que queiram conhecer esta área de formação.

O evento decorre em formato online, com inscrição gratuita, mas obrigatória.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo