Sociedade | 31-05-2021 17:04

Capela Dourada recuperada e reaberta ao público depois de obras de reabilitação

Capela Dourada recuperada e reaberta ao público depois de obras de reabilitação
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, com o Provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho

Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Santarém já pode ser visitado desde esta segunda-feira, 31 de Maio.

Depois de tantos anos fechada ao público reabriu, na tarde de segunda-feira, 31 de Maio, a Capela Dourada, espaço contíguo à igreja de Jesus Cristo, no edifício da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. O provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho, explicou que as obras de restauro da capela iniciaram em Junho do ano passado. A reabilitação só foi possível depois de uma candidatura ao Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas. O objectivo é apoiar os valores e as actividades das Misericórdias de todo o país.

A Capela Dourada foi construída no século XVII tendo sido dado o nome de Capela dos Terceiros Seculares, da Ordem Terceira de São Francisco. Esteve sob protecção dos frades franciscanos da Ordem Terceira que se serviram da capela para culto regular até 1834, ano da extinção das ordens religiosas. Depois passou a ser utilizada como capela funerária do hospital da cidade até 1983, altura em que foi encerrada ao público devido ao seu estado de degradação.

“Esta belíssima capela é considerada uma joia da arte barroca nacional. Estamos todos muito felizes e gratos pela conclusão do restauro destas 14 telas e todo o trabalho envolvente que permite agora mostrá-lo ao público. Este espaço merece ser visto porque há muitas pessoas em Santarém que não conhecem a capela dourada”, explicou o provedor na sessão de reabertura.

Hermínio Martinho aproveitou o momento para destacar que a actual mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que comemora este ano o 521º aniversário, está bem consciente das suas responsabilidades e prioridades, que passam pela constante melhoria das condições de bem-estar e qualidade de vida dos utentes. “Tudo iremos fazer para também continuar a acautelar o nosso património artístico e arquitectónico”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, elogiou a obra de requalificação e refere que Santarém está a aproveitar muito bem a possibilidade de recuperação do seu património. Ricardo Gonçalves mostrou toda a disponibilidade do município para ajudar a recuperar o património que diz ser riquíssimo e que tem que ser preservado e visitado. O padre Joaquim Ganhão recordou que a Diocese de Santarém associou-se a esta causa quando, em 2018, desenvolveu o projecto que permitiu a candidatura e financiamento para a recuperação urgente da capela dourada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo