Sociedade | 03-06-2021 20:00

Benavente tem duas empresas de cannabis medicinal prontas a arrancar  

Benavente tem duas empresas de cannabis medicinal prontas a arrancar  
SOCIEDADE

Empresa ligada a um grupo canadiano já está a produzir cannabis medicinal, em Benavente, naquela que em seis anos será a maior cultura dessa planta no país. No mesmo concelho outra empresa acaba de se instalar na Azinhaga do Contador para fazer o processo de transformação.

Aquela que se prevê que seja nos próximos seis anos a maior exploração de cannabis para fins medicinais no território português, instalada numa área superior a 260 hectares na Herdade do Porto Seixo, em Benavente, já dá os primeiros passos no cultivo, estando a realizar ensaios de plantação experimentais. A novidade foi deixada pelo presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, em declarações a O MIRANTE à margem da última reunião do executivo, onde o assunto foi levantado pelo vereador independente Pedro Pereira.

Segundo o autarca da CDU, o projecto da empresa portuguesa VF 1883 Pharmaceuticals, que está ligada a um grupo canadiano e que teve luz verde do Infarmed para iniciar a produção, “está relativamente atrasado” devido à pandemia, mas “já se encontra em fase experimental com algumas plantações”.

Numa primeira fase era expectável que o projecto, anunciado em 2019, criasse 250 postos de trabalho directos e, no final da implantação, que vai decorrer ao longo de seis fases, mais de 600 empregos. No entanto, adianta o presidente do município de Benavente, que deu parecer favorável prévio para a instalação de 10 pavilhões de secagem, seis estufas e vários edifícios de apoio, o emprego gerado até ao momento foi “muito residual”.

Em fase mais adiantada está o projecto, de menor dimensão, para a transformação de cannabis para fins medicinais recentemente instalado num armazém com cinco mil metros quadrados, na Azinhaga do Contador, no mesmo concelho. Este investimento vai gerar numa primeira fase 30 postos de trabalho e a expectativa é que a empresa comece a laborar a todo o vapor logo que estejam concluídos os trabalhos de adaptação do armazém, que se encontram a decorrer.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo