Sociedade | 10-06-2021 12:30

O jovem invisual do Entroncamento que tem na escrita uma paixão

O jovem invisual do Entroncamento que tem na escrita uma paixão
SOCIEDADE

Ricardo Ferreira é invisual e frequenta a Escola Secundária do Entroncamento, que integra o Agrupamento de Escolas de Referência no Domínio da Visão. Ao longo do seu percurso escolar percebeu que gostava de aprender mais sobre o braile e poder contribuir para que outros invisuais tenham acesso à informação escrita.

Ricardo Ferreira tem 18 anos e é invisual. Ler e escrever em braile é dos seus maiores prazeres e, por isso, quando chegou a altura de poder estagiar fora da escola quem o acompanha não teve dúvidas: o Ricardo poderia contribuir para o enriquecimento da informação disponibilizada em braille à comunidade invisual.

A proposta foi apresentada à Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Entroncamento, que prontamente aceitou o estágio com a condição do Ricardo ir transcrevendo para braile alguma da informação disponibilizada na junta.

O primeiro trabalho surgiu pela vontade de Ricardo conhecer mais sobre a história do Entroncamento e da freguesia que estava a apoiar a sua integração na sociedade. Assim transcreveu a “Gazeta da Freguesia”, uma publicação anual editada pela junta que integra os acontecimentos considerados mais importantes daquele ano na freguesia.

* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 10 de Junho

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo