Sociedade | 24-06-2021 18:00

O cantor que faz bombons de figo preto de Torres Novas

O cantor que faz bombons de figo preto de Torres Novas
João Rosa é cantor profissional no Coro do Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, e produz bombons de chocolate à base do figo de Torres Novas

João Rosa é um ribatejano, natural de Árgea, que migrou para Lisboa nos anos 80 para seguir o sonho de ser músico profissional. Decidiu agarrar no figo preto de Torres Novas, juntá-lo ao chocolate negro e produzir o “Beijo de Figo”.

João Rosa é cantor profissional no Coro do Teatro Nacional de São Carlos e chocolateiro artesanal nas horas vagas. É barítono desde 1985 naquele que é o único coro de ópera profissional em Portugal e produz bombons há cerca de cinco anos na cozinha de sua casa.

Tinha 24 anos quando deixou a sua aldeia, Árgea, no concelho de Torres Novas, para rumar à capital e dar continuidade ao sonho de ser músico. A família, na altura, não acreditava muito que a música fosse uma profissão a sério. “A música não dá dinheiro a ninguém”, dizia o pai de João Rosa. “E, de facto, talvez não dê. Mas dá uma satisfação enorme”, confessa o cantor lírico.

João Rosa nunca esqueceu de onde veio. Continuou a visitar regularmente Árgea, mantendo uma forte ligação às suas raízes. Foi numa das visitas à aldeia que sentiu enorme tristeza ao perceber que a cultura dos figos estava a morrer. “Passava nas terras e os figos estavam todos a estragar-se, as figueiras a morrer. E isso, para uma pessoa que cresceu no meio daquelas terras, custa muito”, conta de lágrima no olho.

Verdadeiro apaixonado pelo figo e um curioso das artes culinárias, começou a fazer doces, bolachas e bolos com figo que levava para os seus colegas do teatro. João Rosa queria contribuir para valorizar o figo da sua terra; criar um produto que unisse o figo preto ao chocolate. Assim nasceu a “Beijo de Figo”.

*Leia a reportagem completa na edição semanal em papel desta quinta-feira, 24 de Junho

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo