Sociedade | 29-06-2021 18:00

Já há contrato para requalificar IC2 na zona de Rio Maior

Já há contrato para requalificar IC2 na zona de Rio Maior
SOCIEDADE

Infraestruturas de Portugal estima que obras, num troço com muita sinistralidade, arranquem no próximo trimestre.

A requalificação do Itinerário Complementar 2 (IC2), um investimento de 8,4 milhões de euros a realizar nos concelhos de Alcobaça e Rio Maior, já tem contrato assinado e deverá arrancar no terceiro trimestre deste ano, informou a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP).

Trata-se de um troço do IC2 com cerca de 20 quilómetros, entre Freires, no concelho de Alcobaça, e Asseiceira, no concelho de Rio Maior, que é um ponto negro de segurança rodoviária e palco de acidentes graves com frequência. A falta de segurança da via tem sido objecto de manifestações de utentes.

A empreitada envolve um investimento superior a 8,4 milhões de euros “no reforço da segurança e condições de mobilidade dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”, indica a IP na nota. A obra contempla a requalificação do IC2/EN1 entre o nó da Asseiceira, ao quilómetro 65,2, e a zona urbana de Freires ao quilómetro 85,5, de acordo com a informação disponibilizada pela empresa aquando do lançamento do concurso, em 19 de Outubro de 2020.

O investimento será aplicado, segundo a IP, na reabilitação integral do pavimento, no reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, bem como na beneficiação global do sistema de drenagem da via.
Serão também reformuladas cinco intercepções de nível, com construção de rotundas aos quilómetros 78,8, 79,6 (em Rio Maior) e aos quilómetros 81,3, 83,3 e 84,6, na freguesia de Benedita (em Alcobaça).

A IP remeteu o contrato para o Tribunal de Contas para obtenção do visto prévio, prevendo que, após a sua atribuição, a empreitada possa ser consignada e que os trabalhos se iniciem no terreno, “o que se prevê possa ocorrer no 3.º trimestre deste ano”.
Os atrasos na requalificação da via geraram, nos últimos anos, protestos organizados pelo Movimento Marcha Lenta no IC2 e apoiados pelos municípios de Alcobaça e Rio Maior.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo