Sociedade | 12-07-2021 14:38

Futebol do Alhandra ganha novo campo de futebol

Futebol do Alhandra ganha novo campo de futebol

Campo de jogos cedido pela Cimpor ao município de Vila Franca de Xira vai permitir o regresso do futebol de formação ao Alhandra Sporting Club. Para trás fica um campo pelado e sem condições que levou dezenas de jovens a sair do clube.

O futebol de formação do Alhandra Sporting Club (ASC) vai finalmente poder voltar a fazer rolar a bola num campo relvado, depois de ter suspendido a actividade, em 2019, por falta de inscrições devido à falta de condições do Campo da Hortinha. A Cimpor e a Câmara de Vila Franca de Xira chegaram a acordo e rubricaram, a 12 de Julho, o protocolo para a cedência do campo desportivo da empresa cimenteira.

O protocolo, que tem a vigência de cinco anos, sendo renovado automaticamente, prevê que a autarquia realize obras de melhoria e conservação do espaço, que incluem a eliminação da actual pista de atletismo e a instalação de um novo piso sintético a tempo do arranque da próxima época desportiva. O equipamento será depois cedido ao ASC para que este fomente a prática desportiva de futebol de sete e onze, até que se encontre uma solução definitiva para a prática destas modalidades.

O presidente do município, Alberto Mesquita, elogiou na cerimónia de assinatura do protocolo a política de responsabilidade social da Cimpor que se tem manifestado ao longo de sucessivas administrações. “Este protocolo vem na sequência de um outro do final do século 80 que permitiu que se praticasse desporto neste espaço”, lembrou o autarca socialista, sublinhando que actualmente era determinante a celebração de um novo que fosse solução para o futebol do ASC.

Esperando que o novo campo traga “muito êxito desportivo” ao ASC, o administrador da empresa sediada em Alhandra, Luís Fernandes, destacou que “construir uma relação próxima com as comunidades locais faz parte do ADN da Cimpor”, que mantém como pilar a responsabilidade social.

Solução é provisória mas bem-vinda

A solução encontrada é provisória e o município vilafranquense, afirmou Alberto Mesquita, não se vai esquecer da solução definitiva, que passa pela criação do novo campo de jogos junto às Piscinas Baptista Pereira, num terreno já comprado pela câmara e cedido ao clube. No entanto, admitiu, “só daqui a alguns anos” o município terá “condições para construir o campo definitivo”. Em causa está a necessidade de descontaminação e tratamento dos solos da Cimianto.

O tempo de intervalo entre a solução provisória e definitiva é compreendido pelo presidente do clube, Rui Macieira, que em declarações a O MIRANTE notou que “o importante agora é que os jovens vão poder voltar a jogar”.

O Campo da Hortinha, onde o ASC treinava quase 90 atletas de todos os escalões de formação, era pelado, alagava no Inverno e tinha balneários e bancadas num estado inclassificável. Os pais, explicou o dirigente, foram deixando de inscrever os filhos e a colocá-los em outros clubes do concelho ou da região que oferecessem melhores condições.

O ASC que nos últimos anos tem sido um dos destaques do triatlo em Portugal conseguiu a sua melhor posição no futebol na segunda divisão. As suas camadas jovens e os seus seniores subiram 10 vezes de divisão, duas delas na época de 2010/2011, conquistadas pelos Infantis.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1702
    05-02-2025
    Capa Vale Tejo