Sociedade | 12-07-2021 15:00

Praga de pombos em Fátima sem soluções

Praga de pombos em Fátima sem soluções
SOCIEDADE

Assunto foi debatido na Assembleia Municipal de Ourém e presidente do município admite que não sabe como resolver o problema.

Filipe Mendes considera que a praga de pombos existente em Fátima é assustadora. O eleito do movimento independente MOVE na Assembleia Municipal de Ourém alertou o executivo municipal para a situação que diz ser grave. “A quantidade de pombos que existe em varandas de prédios e mesmo em moradias é assustador. A forma como se nidificam é avassaladora”, afirmou acrescentando que não sabe qual será a melhor solução para o problema.
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, confirma a situação e afirma que não existe uma solução concreta para o problema. “Não sei que solução poderemos ter para este problema mas concordo que é um caso grave. As políticas actuais em relação aos animais dificultam a resolução destes casos. A praga de pombos é realmente assustadora e não acontece apenas em Fátima, também acontece em Ourém”, explicou.

Esta situação acontece um pouco por toda a região. Em Novembro do ano passado a Câmara de Santarém aprovou uma proposta no sentido de declarar os pombos como praga e assim utilizar meios mais eficazes no combate à proliferação dessas aves na cidade. O município justificou esta medida mais radical “considerando as evidências de superpovoação de pombos na cidade tendo em conta que a proliferação dos mesmos acarreta riscos para a saúde pública, ambiente e património e que compete aos municípios o controlo da população excessiva de pombos errantes em espaço urbano”. O objectivo era realizar um maior e melhor controlo das aves na zona urbana da cidade. Na semana passada a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho propôs à Câmara de Vila Franca de Xira a implementação de vários pombais contraceptivos como solução para combater a praga de pombos no seu território. Um pombal contraceptivo é uma estrutura onde os pombos fazem os seus ninhos, sendo os ovos recolhidos e trocados por ovos de gesso ou plástico, de forma a controlar a reprodução da espécie. A junta de freguesia já emitiu vários comunicados à população para que não alimente os pombos prometendo multar quem for apanhado a fazê-lo.

Em Abril deste ano, vários moradores queixaram-se à União de Freguesias de Alverca e Sobralinho por problemas causados por pombos, sobretudo nos algerozes dos edifícios.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo