Sociedade | 21-07-2021 15:55

Hospitalização domiciliária em Santarém chega aos 200 doentes em dois anos

Hospitalização domiciliária em Santarém chega aos 200 doentes em dois anos

Desde Junho de 2019, o Hospital Distrital de Santarém, através da unidade de hospitalização domiciliária apoiou mais de 200 doentes.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém assistiu, em dois anos, mais de duas centenas de doentes, aos quais foram feitas quase 3.200 visitas domiciliárias. O balanço divulgado pelo hospital refere-se ao período entre Junho de 2019 e o final de Maio de 2021.

Para a UHD são referenciados doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, e que estejam internados no HDS ou se tenham dirigido ao serviço de urgência, consulta externa, hospital de dia, ou cuidados de saúde primários.

O coordenador da UHD, Yahia Abuowda adianta que em 2020 os diagnósticos mais frequentes foram infecções urinárias, infecção respiratória, erisipela, abcesso amigdalino, endocardite e feridas infectadas. No mesmo ano 51 por cento dos doentes internados eram do sexo masculino, a média de idades situava-se nos 65 anos e a maioria residia no concelho de Santarém. O internamento mais curto durou 24 horas e o mais longo 32 dias.

A equipa do UHD, que conta com um médico e cinco enfermeiros, percorreu mais de 64 mil quilómetros entre os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Santarém e Rio Maior. Além desta equipa, esta valência conta com o apoio de seis médicos de prevenção, uma enfermeira chefe, serviço social, farmácia e de assistentes técnicos e administrativos.

Utentes internados na UHD “muito satisfeitos” revela inquérito

Um inquérito por questionário, de natureza confidencial e anónima, enviado a utentes internados na UHD e seus cuidadores, revelou que a maioria dos inquiridos apresentam níveis elevados de satisfação nas dimensões avaliadas (qualidade/atendimento, continuidade de cuidados, acesso e segurança).

Numa escala de um a cinco, os utentes revelaram um nível de satisfação de 4,82 e os cuidadores de 4,75, “concluindo-se que, de um modo geral, os utentes e cuidadores se encontram muito satisfeitos com os cuidados prestados pelos profissionais da UHD”, refere o hospital.

Mais Notícias

    A carregar...