Associação Nacional de Assembleias Municipais distingue projectos de cidadania
ANAM atribuiu também os prémios “Boas Práticas” 2021
A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) galardoou diversos trabalhos no âmbito do trabalho desenvolvido pelas assembleias municipais em prol da democracia local. Os prémios “ANAM 2020” foram anunciados durante a realização da última iniciativa “ANAM em diálogo 2.R – No caminho das regiões”, que decorreu em Ourém.
Atribuídos anualmente, estes galardões foram criados com o objetivo de reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as assembleias municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios.
Foram ainda atribuídos os prémios “Boas Práticas” 2021, destinados a reconhecer o trabalho das assembleias municipais na promoção das boas práticas no seu funcionamento e o seu impacto local na relação com os munícipes. O júri decidiu atribuir o prémio, ex-aequo, às Assembleias Municipais de Horta e Lamego, assim como uma menção honrosa à Assembleia Municipal do Barreiro. Foram ainda entregues diplomas de mérito às Assembleias Municipais da Amadora, Arruda dos Vinhos, Braga, Oliveira de Azeméis, Ourém e São João da Madeira.
A deliberação deste galardão teve em consideração os seguintes critérios: prática que pode ser inspiradora para todas as assembleias municipais; envolvimento efectivo das comunidades; continuidade do projecto no tempo; e o outros factores distintivos.
Para Albino Almeida, presidente da ANAM, a atribuição destes prémios representa o reconhecimento do esforço que tem vindo a ser feito no âmbito da divulgação da valorização do trabalho das assembleias municipais em prol dos cidadãos.