Palácio da Subserra precisa de obras de dois milhões
Edifício com três séculos está a deslizar na encosta e precisa de trabalhos de fundo para reforçar as fundações.
O palácio que integra a Quinta Municipal da Subserra em São João dos Montes precisa de obras de requalificação profundas que deverão custar perto de dois milhões de euros, anunciou o município na última semana.
O palácio já foi alvo de um levantamento técnico completo que permitiu traçar o estado em que se encontra e que tipo de intervenção necessita para que não volte a ter problemas no futuro. “É um projecto que requer um investimento avultado. O problema é a estrutura do palácio e os seus alicerces. Teremos de fazer injecções de betão nas fundações para que ele fique estabilizado e só depois se possa fazer a sua recuperação interior para que algumas fendas não voltem a abrir”, explica António Félix, vereador com o pelouro do turismo. A existência de lençóis freáticos significativos no subsolo em toda aquela zona também não tem ajudado na conservação do edifício.
Fundada no século XVII, a história da quinta da Subserra é, durante mais de três séculos, a história do morgadio e dos seus proprietários ligados à nobreza. Tem uma capela edificada em 1633 ornamentada com imponentes azulejos seiscentistas e uma tela no altar-mor pintada a óleo da autoria de Bento Coelho da Silveira e que são dos mais valiosos no espaço. Além do palácio tem também uma adega e um celeiro, jardins, vinhedo e uma fonte rocaille de grande interesse artístico e patrimonial.
O espaço tem sido alvo de intervenções de melhoria ao longo dos anos, o principal dos quais na replantação da vinha, permitindo criar a marca Encostas de Xira. As casas dos caseiros também foram recuperadas, mobiladas e estão prontas para alugar em fins de semana e férias. As camaratas e refeitório foram também requalificados e está em processo de requalificação o pomar existente na quinta, que será replantado. Há também projectos de ampliação da adega onde é produzido o vinho, que segundo António Félix já estão em andamento.