Sociedade | 13-08-2021 07:00

Empresários debateram em Tomar os problemas do movimento associativo

Empresários debateram em Tomar os problemas do movimento associativo
Debate em Tomar contou com 92 participantes (foto DR)

Empresários de todo o país estiveram reunidos em Tomar para debater os desafios e problemas do movimento associativo.

Empresários de todo o país estiveram reunidos em Tomar para debater os desafios e problemas do movimento associativo. O encontro, não aberto ao público nem à comunicação social, decorreu na quarta-feira, 4 de Agosto.

Os 92 participantes estiveram na condição de empresários e não em representação das associações, o que lhes permitiu fazer uma análise e reflexão menos comprometida sobre os temas em debate.

António Saraiva, Pedro Ferraz da Costa, Luís Miguel Ribeiro, José António Barros, José Eduardo Carvalho e Jorge Santos foram alguns dos intervenientes da sessão. Participaram também empresários da nova geração ligados ao sector tecnológico e sem qualquer experiência associativa.

A conferência iniciou-se com uma citação do economista Ricardo Reis em que salienta que os “últimos 21 anos foram o período de pior desempenho do crescimento económico do país, em mais de um século”, solicitando-se a seguir que houvesse humildade em reconhecer as responsabilidades de todos em tal "desastre geracional".

Interrogações sobre se o associativismo empresarial soube exigir políticas económicas adequadas ao crescimento económico, ou se as suas acções e propostas tinham ido ao encontro do aumento de competitividade e de melhoria de qualidade de gestão das empresas foram o mote para a abordagem dos temas que estiveram em debate. O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, participou no encerramento da sessão debruçando-se sobre os desafios para a economia portuguesa em 2021/2022.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo