Candidatos lusófonos a ensino superior em Portugal terá subido 26%
Tendência de crescimento é também seguida pelos estudantes internacionais que olham para Portugal como um destino atractivo para estudarem.
O número de candidaturas a instituições portuguesas por estudantes lusófonos subiu 26%, para mais de 7.600 até agora, devendo crescer até Setembro, adiantou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
"A taxa de crescimento é ainda provisória, só no final de Setembro teremos os resultados finais, mas olhando para a mesma data do ano passado, a taxa de crescimento é de 26% face ao ano precedente e esperamos um acréscimo muito significativo de estudantes dos países de expressão portuguesa", disse João Sobrinho Teixeira.
Estas candidaturas, explicou, são as que "foram admitidas pelas instituições de educação portuguesas, e têm agora que passar pelo processo de atribuição de vistos e a possibilidade de se matricularem em Portugal, em vários níveis como a licenciatura ou cursos técnicos superiores especializados".
Para o governante, a tendência de crescimento é também seguida pelos estudantes internacionais, que olham para Portugal como um destino atractivo para estudarem.
"Relativamente aos estudantes internacionais tivemos um retorno muito grande da procura, que se voltou a acentuar; Portugal tinha tido nos últimos anos um crescimento excepcional do número de estudantes, em 2019 cresceu 24%, no ano anterior tinha sido de 28%, e durante a pandemia, em 2020, houve uma regressão de 4%", disse João Sobrinho Teixeira.