Sociedade | 19-08-2021 12:00

Vila Franca de Xira adere a plataforma de ensino superior politécnico

Projecto-piloto visa facilitar aos estudantes do concelho a prossecução de estudos superiores. Iniciativa junta sete municípios da grande Lisboa.

A Escola Secundária Alves Redol, de Vila Franca de Xira, a Secundária do Forte da Casa e a Secundária Gago Coutinho, de Alverca, vão ser os três estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Franca de Xira onde vai funcionar o novo projecto-piloto da Plataforma de Ensino Superior Politécnico da zona norte de Lisboa.

A iniciativa, que vai começar no ano lectivo 2021-2022, vai permitir aos estudantes tirar os cursos de tecnologias de programação e sistemas de informação, tecnologias de laboratório químico e biológico e mecatrónica. A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações são duas das primeiras entidades e empresas signatárias do projecto, que inclui nomes como a Microsoft Portugal, Softinsa ou Deloitte.

O município de Vila Franca de Xira aderiu ao projecto e o contrato programa, que terá a duração de cinco anos, foi aprovado por unanimidade na última reunião pública do executivo. É um contrato programa celebrado entre os municípios de Vila Franca de Xira, Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra e Torres Vedras e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, juntamente com as comissões de coordenação e desenvolvimento regional do país e os institutos politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar. O financiamento da oferta formativa estará a cargo do Plano de Recuperação e Resiliência e do quadro comunitário de apoio Portugal 2030.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1690
    13-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1690
    13-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo