Sociedade | 21-08-2021 15:00

Bombeiros do distrito de Santarém também ajudam na reciclagem

Associações de bombeiros do distrito já recolheram 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha de reciclagem “Quartel Electrão”.

As 13 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém, que aderiram à campanha de reciclagem “Quartel Electrão”, já recolheram 114 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados desde o início do ano. Neste momento ocupam o terceiro lugar na corrida à oferta de um veículo de combate a incêndios no valor de 54 mil euros, ultrapassados pelos concorrentes dos distritos de Aveiro (143 toneladas) e Porto (145 toneladas).

A iniciativa do Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, que decorre até 30 de Novembro, tem como objectivo envolver as associações humanitárias na importância da reciclagem de equipamentos eléctricos usados. Além do primeiro prémio, os quartéis concorrentes recebem 75 euros por tonelada de resíduos, havendo ainda a possibilidade de atribuição de cartões pré-pagos de combustível por região.

As associações aderentes no distrito são as de Alcanede, Almeirim, Alpiarça, Caxarias, Fátima, Ferreira do Zêzere, Freixianda, Mação, Minde, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Nos primeiros seis meses do ano foram recolhidas, a nível nacional, 1.150 toneladas de equipamentos eléctricos usados, que se traduzem num aumento de 50 por cento face a igual período do ano passado. Este crescimento traduz-se, por sua vez, em mais de 86 mil euros em prémios a distribuir pelas associações.

O director-geral do Electrão, Pedro Nazareth, explica que além de entidades públicas e privadas que organizam recolhas a favor das associações, há empresas a encaminhar equipamentos eléctricos fora de uso através do Electrão pedindo para beneficiar determinada associação de bombeiros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Vale Tejo