Lojas mais ecológicas em Abrantes
Joana Borda D´Água, Elsa Cristóvão e Susana Santos são proprietárias de lojas de comércio local no concelho de Abrantes e têm em comum a preocupação diária com o meio ambiente.
A drogaria que Joana Borda D´Água gere desde 2013 foi fundada pelo avô há oito décadas. Quando tomou as rédeas do negócio, colocou como meta tornar a loja mais amiga do ambiente. “Muitos produtos que vendíamos iam contra o que penso ser fundamental para diminuir a pegada ecológica. É impossível ter uma loja totalmente amiga do ambiente, mas tenho tido a preocupação de reduzir ao máximo os produtos embalados em plástico e promover nos clientes a reutilização das embalagens”, explica a empresária, de 35 anos.Elsa Cristóvão abriu a mercearia “Janela dos Sabores”, situada no centro de Abrantes, em Junho de 2020, logo a seguir ao primeiro confinamento.
Susana Santos, 48 anos, natural de Casais de Revelhos, em Abrantes, gere a mercearia “Aromas e Sabores a Granel”, em Alferrarede, desde Outubro de 2019. O conceito da sua loja consiste “no casamento entre o tradicional e o moderno, nunca privilegiando um tipo de público em detrimento de outro”. A consciência ambiental está sempre presente na escolha dos produtos biológicos e ecológicos e as sugestões e necessidades dos clientes também são tidas em conta. Todas as caixas são reaproveitadas para quando o cliente não traz saco porque não quer fazer negócio com os sacos de papel.
* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira