Câmara de Ourém troca obras no tribunal por Casa dos Magistrados
A Câmara de Ourém aprovou, em sessão camarária, a proposta de protocolo com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça para adquirir a chamada Casa dos Magistrados.
A Câmara de Ourém aprovou, em sessão camarária, a proposta de protocolo com o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça para adquirir a chamada Casa dos Magistrados. O acordo só deverá ser concretizado depois das eleições autárquicas, que se realizam a 26 de Setembro, e prevê que o edifício passe a ser propriedade do município em troca da realização de obras de climatização do Tribunal de Ourém, uma secção da Comarca de Santarém.
A Casa dos Magistrados é um edifício de duas moradias geminadas, situado em frente aos paços do concelho de Ourém. Antigamente eram utilizadas pelos magistrados destacados para a cidade. O edificado, construído em meados do século XX, está a degradar-se devido a não ser utilizado há muito tempo. Desde 2018 que o actual executivo, liderado pelo social-democrata Luís Albuquerque, demonstra interesse em adquirir o imóvel.
A intenção do município para o espaço é instalar alguns serviços municipais, tendo em conta as novas competências que as autarquias têm vindo a assumir, explicou Luís Albuquerque. O presidente da Câmara de Ourém diz que o protocolo é o primeiro passo. Albuquerque explicou que, apesar de degradado, o edifício não vai necessitar de obras muito profundas para poder ser utilizado.